Fenomenologia, Clínica e Saúde Mental
Apresentação da Pós-Graduação
Como pensar a Clínica e a Saúde Mental de modo diferente? Como conciliar todo um conjunto de reflexões teóricas, de perspectivas e olhares diferentes sobre um mesmo fenômeno, e as demandas práticas e técnicas do dia-a-dia?
A proposta dessa pós-graduação lato sensu é buscar refletir sobre a Clínica para além da técnica, para além de um “lugar” determinado; é pensar a Saúde Mental dentro e fora das práticas psi, buscando ampliar não apenas seu conceito, como suas possibilidades de ação.
Os discursos tradicionais são quase todos concordantes em valorizar o processo de relação, em sugerir o cuidado e a saúde de maneira integrada, mas nem sempre conseguimos colocar isto em prática.
O pensamento – comumente denominado – fenomenológico e existencial sempre primou por debater ideias e conceitos significativos para as práticas em contexto de saúde: Edmund Husserl deu relevo à questão da “intersubjetividade”; Martin Buber construiu seu pensamento em torno do “diálogo” e da “relação”; as ideias de “existência” e de “existir” são comuns a Heidegger, Scheler, Lévinas, Merleau-Ponty, Sartre, e tantos outros; Edith Stein muito nos ensina sobre “escuta” e “acolhimento”. E o “psicossocial” deriva de tantas contribuições da clínica e psicopatologia fenomenológica, como encontramos em autores como Binswanger, Minkowski, Laing, Cooper, Goffman, Szasz e Basaglia.
Uma das características centrais do grupo que propõe este curso Fenomenologia, Clínica e Saúde Mental, é a reflexão aprofundada em torno de questões sobre os processos de Saúde e Doença, construção e constituição da Subjetividade Humana, Psicopatologia, Fenomenologia pura e aplicada, Epistemologia e Filosofia da Ciência, Processos Sociais e Culturais, Religiosidade, Psicopatologia e Saúde Mental.
Nossa proposta é resgatar esses e tantos outros conceitos, necessários ao trabalho de todo um conjunto de profissionais, privilegiando um forte embasamento filosófico, com uma constante vinculação com a prática cotidiana. Assim, nos propomos a “pensar” a Clínica e a Saúde – uma certeza, e também uma incógnita – tal qual pensaram grandes nomes como Foucault e Canguilhem.
A Fenomenologia tem sido citada à margem das formações tradicionais das disciplinas de Saúde, seja por conta do seu hermetismo conceitual, seja pelas limitações que os diversos cursos de graduação encontram na transição dos modelos tradicionais dominantes. Mesmo assim, a Fenomenologia surge como protagonista em campos diversos e importantes, como a fundamentação da psicopatologia, o desenvolvimento de pesquisas qualitativas e, principalmente, a construção de um espaço de diálogo e entrelaçamento com o humano.
Nossa pós-graduação surge de mais de uma década de trabalhos desenvolvidos nas mais diversas áreas, reunindo profissionais de variados campos – como Filosofia, Psicologia, Psiquiatria, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Musicoterapia, Ciências da Religião – que compartilham um olhar de profundidade, e uma atuação concreta no mundo. Além disso, procura trazer ao debate, pesquisas as mais atuais possíveis, bem como temas tradicionalmente “marginais”, como Religiosidade e Espiritualidade, Crise Psíquica, Práticas Integrativas e Complementares, dentre outros.
- Esta Pós-graduação Lato Sensu cumpre com todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) para a concessão do título aos discentes concluintes e aprovados.
-
As aulas serão ministradas de forma online ao vivo, tendo início em março de 2024 transmitida pela plataforma Google Meet, o link será disponibilizado após a inscrição. Alguns módulos terão atividades presenciais, os quais também poderão ser realizados de forma online para os alunos que não puderem comparecer presencialmente.
- As gravações das aulas ficarão disponíveis por 1 ano aos alunos inscritos.
- Aulas se iniciam em março de 2025, e acontecerão no último final de semana de cada mês. Sempre às sextas-feiras das 18h às 22h e aos sábados das 08h30 às 17h30. Totalizando 13 horas aulas mensais.
Esta especialização é oferecida por uma parceria institucional entre a Associação de Pesquisas em Fenomenologia (APFeno) e a Faculdade de Pinhais (FAPI). A FAPI – Faculdade de Pinhais é mantida pelo Centro de Ensino Superior de Pinhais, pessoa jurídica de direito privado, com sede na cidade de Pinhais – Estado do Paraná, sito na Avenida Camilo di Lellis, 1065, Centro. A FAPI é credenciada pela Portaria MEC nº 1.058/2021 de 27/12/2021, publicada no Diário Oficial em 28/12/2021, conforme a regulamentação do MEC . As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página específica do MEC, na internet: https://emec.mec.gov.br.
O curso está formatado para ser oferecido a quaisquer profissionais graduados nas áreas de Psicologia, Filosofia, Medicina, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Serviço Social, Sociologia, Antropologia, Musicoterapia, História, Psiquiatria, Farmácia e demais áreas afins. Além disso, alunos de último ano dos cursos listados também podem realizar a formação.
O objetivo do curso é oferecer aos profissionais, estudantes e interessados, uma discussão, capacitação, atualização e aprofundamento da sua formação, a partir de uma fundamentação fenomenológica, para a reflexão e atuação em clínicas, saúde mental, acolhimento, cuidado, com vistas a uma tomada de posição crítica e criativa no contexto do acolhimento de diversas situações subjetivas.
Curso Básico: 23 meses / 360 horas
- 221 horas de aulas ao vivo (online);
- 126 horas / aulas para atividade de leitura, pesquisa, elaboração de trabalhos e orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
- 13 horas de seminários de encerramento
– As aulas terão início em março de 2025. Ocorrendo todo último de semana de cada mês (sujeito a alterações).
A avaliação do curso será realizada processualmente, em comum acordo com cada profissional responsável pelos respectivos módulos, acrescido de um manuscrito de final de curso, a ser apresentado quando da realização de um Seminário – de apresentação de trabalhos produzidos pelos grupos –, com a participação dos professores do Corpo Docente e Convidados (nacionais e internacionais).
Também serão ofertados ao longo do curso, uma série de atividades extras, não obrigatórias (e não compondo a carga-horária total do curso), como:
– Encontros semanais no Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno), todas as Quartas-feiras, das 18h às 20h;
– Grupos de estudos, vinculados ao LabFeno ou ao PEQUI-Primeiras Crises
– Desconto nos eventos científicos propostos pelo Laboratório de Fenomenologia
– Seminários Temáticos
Taxa de inscrição: R$80
Mensalidade: 22x R$580
INSCRIÇÕES LIMITADAS!
Para se inscrever, acesse: https://bit.ly/APFeno2025
Pagamentos via Boleto Bancário
Após o preenchimento enviar por e-mail: apfeno@apfenomenologia.page
IMPORTANTE: As aulas terão início mediante ao fechamento de turma!
Quer falar conosco? Envie um e-mail para: apfeno@apfenomenologia.page
- História e Epistemologia das Clínicas ditas Humanistas, Existenciais e Fenomenológicas
- História da Filosofia e da Construção de conhecimento
- Fenomenologia: Filosofia Husserliana e conceitos fundamentais
- Análise existencial e Existencialismo
- Fenomenologia e Hermenêutica
- Fenomenologia, Psicopatologia e Clínica
- Self, Afetividade e Emoções – Vulnerabilidades antropológicas e existenciais.
- Corporeidade. Discussões sobre o Corpo e a Clínica. Psicopatologia. Estudo de caso.
- Intersubjetividade. Temáticas ligadas à Alteridade. Psicopatologia. Estudo de caso.
- Temporalidade. Discussões sobre Luto e Memória. Psicopatologia. Estudo de caso.
- Espacialidade. Discussões sobre Lugar e Território. Psicopatologia. Estudo de caso.
- Saúde Mental e Processos Sociais
- Fenomenologia e Clínica
- Práticas em Saúde Mental
- Recursos Complementares em Saúde I: Atendimento em Grupo e Terapia Comunitária Integrativa
- Fenomenologia e Temáticas ligadas relações de Gênero e Étnico-Raciais
- Fenomenologia e Temáticas ligadas à Religião e Espiritualidade
- Trabalho de Conclusão de Curso
- Trabalho de Conclusão de Curso II
- Seminário: Fenomenologia, Clínica e Saúde Mental
EIXO NORTEADOR
O curso tem sua idealização decorrente das pesquisas, debates e discussões desenvolvidas por profissionais egressos das atividades do LabFeno – Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade –, vinculado ao Curso de Psicologia e Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As pesquisas, atividades de debates e produções, bem como os profissionais referidos, são oriundos deste programa de Pós-Graduação,
Ademais, as atividades e discussões bebem ainda de interlocuções com diversos parceiros – nacionais e internacionais – como os Grupos de Trabalho “Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos” da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia) e o de Fenomenologia da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia); a Associação Brasileira de Psicologia Fenomenológica, e diversos Grupos e Laboratórios de Pesquisa espalhados pelo país.
Constituiu-se, a partir daí, um grupo de reflexão crítico dos processos usuais – normativos, naturalizados e naturalizantes – da vida e da experiência humana, apoiados na filosofia fenomenológica, com uma interpretação particular desta, de modo a reconhecer seu estatuto de “filosofia primeira” e de fundamentação das ciências (humanas, sociais e antropológicas), com o objetivo de construir uma prática fundamentada, crítica e aberta, dirigida aos processos clínicos.
Com isto, o grupo se alicerça tanto em pensadores da Filosofia, como da Clínica, no intuito de formalizar uma prática rigorosa, e ao mesmo tempo objetiva. Dentre os autores que compõem nosso eixo de reflexão, citamos: Wilhelm Dilthey, Edmund Husserl, Maurice Merleau-Ponty, Emmanuel Lévinas, Edith Stein, Georges Canguilhem, Michel Foucault, Georg Gadamer, Roger Bastide, Angela Ales Bello, Ludwig Binswanger, Eugène Minkowski, J.H.Van den Berg, Martin Buber, Carl Rogers, Tzvetan Todorov, Thomas Szasz, Erving Goffman, Franco Basaglia, Karl Jaspers e Gilberto Velho.